Também conhecida como coordenação olho/mão, esta é a capacidade para controlar o movimento da mão, guiado pela visão. Uma criança que tem problemas nesta área tem dificuldade em coordenar os movimentos do corpo em resposta ao que está a ver, terá dificuldades em escrever, desenhar, apanhar uma bola, atar os seus sapatos, etc.
Frequentemente estes problemas só são detetados quando a criança entra na escola e apresenta dificuldades em aprender a escrever ou a desenhar figuras simples. A criança não tem necessariamente de ter um problema de visão ou um problema de controlo motor, pois frequentemente o défice está no mecanismo que permite ao sistema visual e motor trabalharem em conjunto. Clique aqui para ver o Guia do Desenvolvimento da Integração visomotora.
A escrita é uma competência mais complexa do que parece à primeira vista. Dado a ênfase que é colocada hoje em dia para que as crianças comecem a escola o mais cedo possível, é frequentemente menosprezado o papel que têm os primeiros contatos da criança com um instrumento de escrita como colorir dentro das linhas, decalcar uma forma ou fazer desenhos simples – os verdadeiros alicerces para a posterior escrita de letras e palavras. O domínio dessas habilidades permite que as crianças se concentrem sobre o conteúdo da sua escrita, e não na mecânica do controlo do lápis. A forma mais eficiente para pegar no lápis é a chamada “pega tripoide dinâmica” e suas variantes. Na “pega tripoide dinâmica”, o lápis é mantido entre o polegar e o dedo indicador, pousando no dedo médio. Estes três dedos formam assim uma espécie de tripé.
Infelizmente muitos alunos têm dificuldade em pegar no seu instrumento de escrita de uma forma eficiente e apresentam diferentes variações.
Uma razão comum para isto acontecer está relacionada com a realização de muita escrita, antes das suas mãos estarem desenvolvidas o suficiente para essa atividade. Isso está a tornar-se cada vez mais comum, já que os pais tentam começar a preparar as crianças para a escola com atividades de escrita, cada vez mais cedo.
É importante tentar modificar a forma como a criança pega no lápis o mais cedo possível, uma vez que muitos estudantes parecem ter desenvolvido maus hábitos, antes mesmo de entrar no jardim-de-infância.
Existem várias pegas para lápis no mercado que podem ser úteis para ensinar a criança a segurar o lápis de uma forma mais eficiente. Há muitos tipos diferentes de apertos disponíveis. Para um aperto de lápis ser eficaz, o aluno precisa estar envolvido na sua escolha e compreender a importância de usá-lo.
Outra questão frequentemente menosprezada na aprendizagem da escrita, e que no futuro traz muitos problemas visuais e para a coluna (as doenças que afetam a coluna são uma das principais causas de incapacidade física em Portugal), é a postura a escrever. Na posição ideal para a escrita o tornozelo, o joelho e quadril devem estar em ângulo reto (90 graus) e os antebraços descansados sobre a mesa. O topo da mesa deve estar aproximadamente 5 centímetros acima dos cotovelos, quando os braços estão junto ao corpo. Daí a importância da altura da mesa ser a adequada para a criança.